segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Varizes


As varizes são veias superficiais anormais, dilatadas, cilíndricas ou saculares, tortuosas e alongadas, caracterizando uma alteração funcional da circulação venosa do organismo.
É uma das doenças mais comuns da humanidade.
No Brasil, ocorrem em 35% das pessoas acima de 15 anos. Este número aumenta com a idade. Estima-se que uma em cada cinco mulheres e um em cada 15 homens sejam portadores desta moléstia, que, além de deformidade estética, pode ser incapacitante com complicações e seqüelas graves.
Estudos realizados em Israel e nos EUA mostram que 3% dos homens e 20% das mulheres têm varizes aos 30 anos de idade. Aos 70 anos, 70% dos indivíduos apresentam algum tipo de varicosidade.

Assim como os problemas da coluna vertebral, as varizes também se enquadram no alto preço que o homem paga por ser um animal bípede.
De acordo com a Lei da Gravidade, e tomando-se como ponto zero o coração, podemos notar que o sangue venoso, nos membros inferiores (pés, pernas e coxas), "corre" contra a ação da gravidade e também contra a pressão do abdôme; por isso precisa lançar mão de certos subsídios para impedir o refluxo sanguíneo, ou seja, que o sangue que já subiu não desça novamente.

As principais queixas clínicas são: dor tipo "queimação" ou "cansaço", sensação das pernas estarem pesadas ou ardendo, edema (inchaço) das pernas, principalmente ao redor do tornozelo, que, freqüentemente, melhoram com a elevação dos membros inferiores e agravam-se no fim do dia, quando se permanece por longo tempo em ou sentado, no calor, nos períodos próximo ou durante a menstruação e também durante a gravidez.

Prevenção:
- Evitar permanecer em pé ou sentado por períodos prolongados;
- Evitar banhos quentes, saunas, exposição prolongada ao sol;
- Não usar jeans excessivamente justos, cintos, meias com auto-suporte, meias com elástico apertado, botas que apertam as panturrilhas;
- Controle do excesso de peso, constipação crônica, falta ou excesso de hormônios;
- Dormir com os pés da cama levemente levantados em relação à cabeçeira;
- Terminar o banho com uma ducha fria nas pernas;
- Usar saltos de 3-4 cm;
- Corrigir problemas ortopédicos dos pés com calçados de sola macia;
- Exercícios Rápidos (2-3 min várias vezes ao dia) se estiver imóvel ou sentado por muito tempo: Levantar os pés, exercitar as pontas dos pés, caminhar rapidamente, subir e descer um lance de escadas;
- Evitar esportes pesados como tênis, musculação e aeróbica;
- Preferir caminhadas (esteira), dança, natação, ciclismo (bicicleta ergométrica, hidroginástica).
- Não negligenciar ou primeiros e pequenos sinais como varicoses e pequenas varizes os quais causam problemas cosméticos e/ou sintomas, na maioria das vezes progressivos. Seu médico saberá usar as técnicas mais simples e mais eficazes indicadas para o seu caso.
- Quando existem sintomas (dor, peso, discreto inchaço), use flebotônicos (castanha da Índia, rutina, etc) por períodos intermitentes durante todo o ano;
- Consulte um especialista em varizes;
- Regras importantes quanto ao uso de meias elásticas medicinais:
1ª) A melhor meia é aquela que o paciente consegue usar;
2ª) Deve ser usado a menor compressão eficaz para a doença;
3ª) A meia deve ser vestida sempre pela manhã e deitado;
4ª) A meia deve ser sempre desvestida se causar qualquer desconforto;
5ª) Meias elásticas 3/4 nunca devem acabar atrás do joelho e sim sempre 2-3 dedos abaixo da prega do joelho.

Nenhum comentário: